terça-feira, 25 de maio de 2010

ProJovem atende cerca de 350 alunos em Rio Largo

Adnilson Malta
Na segunda-feira (24) os alunos matriculados no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem, iniciaram suas atividades nos dois núcleos que atendem a população do município. Os cerca de 350 alunos inscritos no Programa em Rio Largo estão divididos em 10 turmas, cinco em cada núcleo.
O ProJovem é um Programa do Governo Federal que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Participam do Programa, jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e que ainda não tenham concluído o ensino fundamental (8ª série).

Segundo Mirna Barros, coordenadora local do Programa, “mesmo os alunos que não tiveram acesso a educação regular puderam se inscrever, mas só foram considerados habilitados os que passaram no teste de proficiência organizado sob responsabilidade da Coordenação Nacional”. Mirna informou ainda que os alunos inscritos receberão  kit escolar completo, módulos impressos do Programa, fardamento, alimentação, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

Na oportunidade, o secretário de Educação de Rio Largo, Hélvio Soares, comunicou que está estudando a possibilidade de disponibilizar ônibus escolares para alunos que tenham dificuldade para se deslocarem até os núcleos. “Facilitar o acesso às escolas seria uma forma incentivar ainda mais os alunos, uma vez que muitos deles têm uma jornada de trabalho extensa", afirmou.

As aulas do ProJovem, em Rio Largo, são ministradas nas escolas municipais Judith Paiva e Evanda Carneiro, no Centro (núcleo 1), e na escola Antonio Lins de Souza, no antigo bairro do Tabuleiro do Pinto (núcleo 2). A carga horária é de 2.000 horas, e deve ser cumprida ao longo de 18 meses letivos (78 semanas).
Mais informações: http://www.projovemurbano.gov.br/
Mirna Barros, coordenadora local do Programa, repassa orientações aos alunos do ProJovem na Escola Antonio Lins de Souza (núcleo 2).
Neuwillamis Gomes, 22, que trabalha cavando poços artesianos, diz que encontrou no ProJovem a oportunidade para concluir o ensino fundamental e se profissionalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário