sexta-feira, 14 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa tem inscrições prorrogadas

Adnilson Malta
O prazo de inscrição para a 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, foi prorrogado até o dia 7 de junho. A data de encerramento seria sexta-feira, 14 de maio. A informação foi publicada na quinta-feira (13) no Portal UOL Educação (http://educacao.uol.com.br). O UOL Educação informou ainda que até a manhã de quinta-feira, mais de 44 mil escolas estavam inscritas na Olimpíada.
A Olimpíada de Língua Portuguesa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da leitura e escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio, por  meio de oficinas de produção de textos realizadas pelos professores com seus alunos.

Formação marca a abertura da Olimpíada em Rio Largo
No dia 20 de abril a Secretaria de Educação de Rio Largo realizou Formação com o objetivo de divulgar a 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa e incentivar a participação dos alunos e professores do município. Os professores receberam instruções da técnica pedagógica da SEMED Rio Largo, professora Dilma Calheiros, que falou sobre a importância da participação de alunos e professores e sobre os objetivos e os instrumentos de estudo da Olimpíada.
O evento teve ainda a contribuição da professora Verônica Correia, da Escola Marieta Leão, que relatou detalhes da produção de Mayara dos Santos Lima, aluna finalista na categoria poesia da primeira edição da Olimpíada realizada em 2008.
Segundo o Secretário Hélvio Soares, a Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria de Educação, tem dado o apoio necessário para que a participação nesta edição da Olimpíada traga ainda mais benefícios a alunos, professores e ao município de modo geral. Hélvio afirmou ainda que “a participação na Olimpíada proporciona, além das conquistas pessoais para alunos e professores, vantagens ainda maiores para o município, que tem a oportunidade de descobrir e mostrar o talento de seus alunos para todo o país”.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Quem pode participar
Professores da rede pública que estiverem lecionando em 2010 e seus alunos dos 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7º e 8ª séries) do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Mais detalhes podem ser obtidos por meio dos endereços eletrônicos www.mec.gov.br, www.cenpec.org.br, www.escrevendoofuturo.org.br e www.fundacaoitausocial.org.br ou pelo telefone 0800 771 9310.

Professora Verônica Correia faz relato de sua participação na 1ª edição da Olimpíada.

Técnica Formadora Dilma Calheiros distribui kits fornecidos pela Semed Rio Largo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário