quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto impulsiona atividades de educação inclusiva nas escolas do município

Adnilson Malta
A Secretaria de Educação de Rio Largo realizou na última segunda-feira (20) evento que marcou a culminância do projeto de educação inclusiva “NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL”. O projeto, desenvolvido pela coordenadora de educação especial da Semed/Rio Largo, professora Neuma Bezerra, busca infundir entre alunos, educadores, pais e comunidade escolar valores positivos referentes à inclusão de pessoas deficientes no convívio social por meio de uma pedagogia centrada no respeito às diferenças.

Segundo Neuma Bezerra, durante os trinta dias de realização do projeto foram desenvolvidas várias atividades com estudantes, professores e coordenadores de educação das escolas municipais que atendem alunos do 1º ao 5º ano. Os trabalhos foram iniciados no dia 23 de agosto com uma reunião para repassar aos coordenadores as orientações e informações gerais sobre o projeto. “Do dia 24 de agosto ao dia 15 de setembro os professores e coordenadores das escolas, supervisionados pela Secretaria de Educação, realizaram a preparação dos alunos com a aplicação de metodologias de inclusão nas atividades realizadas em sala de aula”, salientou.

Como resultado dos trabalhos, os alunos com idades entre 6 e 12 anos criaram desenhos referentes ao tema do projeto. Foram selecionados oito trabalhos de cada escola para participar do 1º Concurso de Desenhos sobre Educação Inclusiva. Os trabalhos foram analisados por uma comissão julgadora de acordo com critérios como criatividade, originalidade e apropriação e referência ao tema. Três trabalhos receberam brindes como incentivo pela participação.

O evento contou com a presença de representantes da Semed, de alunos e professores das escolas da Rede Municipal contempladas com o projeto e do coral Carlos Gomes, da Escola de Cegos Ciro Accioly.

De acordo com o último Censo Escolar, Rio Largo possui atualmente cerca de 160 alunos portadores de deficiência matriculados nas escolas de ensino regular no município. A coordenadora de educação especial acredita que esse número pode aumentar depois de concluída a avaliação que está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Largo.
A coordenadora de ensino da Semed/Rio Largo, professora Silvia Jeanne, elogiou a iniciativa do projeto e ressaltou a intenção do Secretário Hélvio Soares de “realizar capacitações periódicas na área de educação inclusiva para professores da Rede Municipal de Ensino”.
Comissão julgadora seleciona os três desenhos premiados durante o evento.
Waleska dos Santos, aluna da Escola Antonio Lins de Souza, recebe da chefe de gabinete da Semed/Rio Largo, Elionalda Lins, o prêmio de incentivo pela sua participação no 1º Concurso de Desenhos sobre Educação Inclusiva.
A coordenadora do setor pedagógico da Semed/Rio Largo, Silvânia Maria, fala sobre a importância da promoção da educação inclusiva no município. Ao lado, Neuma dos Santos Bezerra, técnica responsável pelo projeto "Na minha escola todo mundo é igual".
Alunos e professores falam das experiências adquiridas com a realização do projeto.
Apresentação do coral Carlos Gomes, da Escola de Cegos Ciro Accioly.

4 comentários:

  1. Muito importante esse trabalho,seria relevante se houvesse um acompanhamento mais efetivo nas escolas com tecnicos que pudessem dar suporte para os professores trbalharem de uma forma significativa com alunos com NE.

    ResponderExcluir
  2. Ana muito em breve chegará nas escolas do Município um ofício comunicando uma formação continuada de educação inclusiva que se inicia em outubro para professores do 1º ao 5º ano que possuem alunos especiais em suas salas.A secretaria de educação já iniciou o processo de avaliações psicopedagógicas por pólos para que esses alunos tenham um melhor desenvolvimento nas atividades escolares.
    Obrigada pela participação.
    Neuma Maria

    ResponderExcluir
  3. Ok, Neuma.
    Inclusive nossa escola já recebeu o formulário para participar da formação.Graças áDeus as coisas estão acontecendo de uma forma satisfatória na nossa educação , basta que os educadores tenham compromisso e participem efetivamente dessas oportunidades que estão tendo.Eu estou participando de uma formção continuada pema plataforma freire em AEE, iniciei no dia 20 de setembro.

    ResponderExcluir
  4. PARABENIZAMOS A INICIATIVA . QUEM GANHA É A SOCIEDADE.
    PROFA. BÁRBARA

    ResponderExcluir