sábado, 4 de setembro de 2010

Palestra aborda importância da atuação do Conselho Municipal de Educação

Adnilson Malta (MTE/AL - 926)
O Conselho de Educação de Rio Largo promoveu na última sexta-feira, 03, uma palestra sobre a importância da atuação do Conselho local nas políticas públicas dirigidas à educação municipal. A palestra foi ministrada pela presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação, conselheira Bárbara Heliodora Costa e Silva.

Bárbara Heliodora falou, entre outros assuntos, da responsabilidade dos conselheiros com o comportamento ético e político e de seu poder de influência na gestão pública local por meio da fiscalização e da intervenção na elaboração de orçamentos voltados às políticas públicas de educação. “A função do colegiado está diretamente ligada ao controle social das políticas públicas de educação e essa capacitação nos permite esclarecer conselheiros, poder público e sociedade de forma geral sobre suas competências, direitos e atribuições”, salientou.

A atual presidente do Conselho Municipal de Educação, Elionalda Lins, informou que serão realizadas outras capacitações com a participação da comunidade escolar e de conselheiros com o objetivo de discutir a participação do colegiado na fiscalização da aplicação dos recursos dirigidos à educação municipal. “O Conselho tem pouco mais de um ano de atuação aqui em Rio Largo, por isso entedemos que essas capicitações servirão para esclarecer as dúvdas que possam surgir com relação às nossas atribuições”.

O Conselho de Educação é um órgão colegiado com atribuições deliberativas, consultivas, fiscalizadora e de assessoramento e tem, entre outras, a competência de assegurar a ampla participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação.

Além dos membros do colegiado, o evento contou com a participação de diretores de escolas, representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal.

O Secretário de Educação de Rio Largo, Helvio Soares, afirmou durante o encontro que a consolidação do Conselho Municipal de Educação traz contribuições significativas não só para a educação mas para a comunidade em geral. Hélvio disse ainda que, mesmo com as dificuldades enfrentadas por causa da enchente deste ano, a prefeitura tem se empenhado para solucionar os problemas mais emergentes da melhor forma possível e aproveitou para comunicar que o processo de licitação para reconstrução das escolas já está em andamento.“Fomos informados hoje que, das cinco primeiras escolas que serão reconstruídas no Estado, uma será em Rio Largo”.
Hélvio Soares participou da palestra organizada pelo Conselho Municipal de Educação e anunciou que o processo de licitação para reconstrução das escolas destruídas pela enchente já está em andamento. “Até o fim do ano teremos pelo menos uma escola reconstruída em nosso município”, confirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário